sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O CARINHO É FUNDAMENTAL PARA OS FILHOS SEREM FELIZES

Estimule o seu filho a ser carinhoso Dra. Fátima Parente é médica pediatra e especializada em neonatologia

Os pais geralmente são considerados o espelho dos filhos, pois as crianças refletem tudo o que os pais aprenderam durante sua vida. A cultura, a maneira de agir e até mesmo os detalhes mais simples podem ser observados nos filhos.

As crianças aprendem sempre com as pessoas de seu convívio e fixam-se, principalmente, nos pais para moldar formas de comportamento. Seus órgãos dos sentidos captam facilmente e eles fazem o que vêm, falam o que escutam, presenciam o relacionamento entre os pais, e assim, dão o que recebem.

Quando tratada carinhosamente, a criança se relaciona melhor com os colegas e principalmente com os familiares, inclusive com os próprios pais.

Já quando a criança sofre agressão em casa, pode-se observar um comportamento agressivo na escola e principalmente com as pessoas desconhecidas.

Desde a gestação as crianças podem sentir-se amadas ou rejeitadas, portanto, é importante que a criança antes mesmo de nascer já ouça palavras de afeto e carinho.

Toda criança transmite aquilo que aprende e vê ao seu redor. O ambiente familiar influencia em quase 100% das suas atitudes e características, por isso, é muito importante que a criança cresça sabendo a diferença entre respeito e medo, educação e carinho, para que, ao ser repreendida quando cometer algo errado, saiba entender que uma bronca, nem sempre, é algo ruim e que ela é amada mesmo quando sofre uma repreensão.

Seu caráter é moldado conforme a criação, portanto, é essencial que a criança seja criada com limites, mas sempre com muito amor e carinho, pois a sua adolescência e principalmente a vida adulta tende a ser um resumo da sua vida na infância.

Crianças carinhosas com certeza serão adultos mais felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário